sexta-feira, 21 de agosto de 2015

USANDO E ARRUMANDO O MISSAL.

FITAS DO MISSAL:
A 1ª fita você colocará na missa do dia (o próprio do tempo) que vai da página 129 até a página 385, exemplo: 27º DOMINGO DO TEMPO COMUM. (isso você encontrará no folheto da missa, por exemplo, para te auxiliar).

A 2ª fita você colocará no Ordinário da Missa com o povo na página 389.

A 3ª fita colocará no prefácio segundo o tempo, segundo o dia, por exemplo, prefácio dos mártires se for o dia de um mártir, o prefacio da virgem Maria se for dia de nossa senhora, assim vai, se tiver dúvida, o livrinho de liturgia diária, ou folheto podem te auxiliar. Os prefácios vão da página 406 até a página 466

A 4ª fita colocará no dia do santo, ou seja, no dia do calendário que você estiver que vai da página 538 até a página 726.

A 5ª fita você colocará em missas votivas que vai da página 941 até a página 959. Essas missas depois postarei algo relacionado à elas, mas não se preocupe em marcar uma página especifica para ela.



OBSERVAÇÃO: NÃO PRECISA MARCAR COM FITA A ORAÇÃO EUCARÍSTICA QUE O PADRE USARÁ, POIS NO MISSAL JÁ TEM ETIQUETAS ESTERNAS NAS PÁGINAS COM O NÚMERO DA ORAÇÃO QUE ELE MESMO PODE PUXAR OU O CERIMONIÁRIO NA HORA DA ORAÇÃO EUCARÍSTICA.




                                        ORAÇÕES EUCARÍSTICAS (ETIQUETAS VERDES DO MISSAL):

I                  EM VERDE        DEPOIS POSSUI  ETIQUETAS DE COR MARROM.
II                                              E NOVAMENTE DE 1 À 5 EM VERDE DEPOIS 
III                                             NOVAMENTE MARRON DE 1 À 5 EM ALGARIMOS
IV                                             ROMANOS.
V

Essas etiquetas são as orações eucarísticas, as cinco primeiras verdes é são as orações de
 1 a 5. As cinco do meio do missal são as famosas orações de 1 a 5 de reconciliação, e as 5 ultimas orações de um a cinco do missal, são as orações de um a cinco com crianças.
A oração I da primeira carreira verde de um a cinco, é chamada de Canon Romano, usada nas situações mais solenes.
As orações da segunda carreira de um a cinco, começamos a contar a número I como oração 6A, a oração II como 6B, a oração III como 6C, a oração IV como 6D, a oração V como oração 7.
As cinco orações da ultima carreira, começamos a contar a número I como oração 8, a II como oração 9, a III como oração 10, a IV como oração 11 e a oração V como oração 12.

*  Sem nenhuma necessidade de colocar fitas nestas orações. Depois da oração eucarística (ou seja, depois da Doxologia, com Cristo por cristo e em Cristo), se abre na etiqueta marrom depois da oração V da primeira fileira. Onde o padre começará o rito da comunhão.

 * Outras coisas importantes no Missal, você poderá encontrar no índice, como a benção que será usada, dê uma olhada no folheto, a benção pode ser tirada da parte de bênçãos solenes (página 520 até 530) como, por exemplo, na Epifania do Senhor, em Pentecostes, etc. Ou poderá ser tirada de ORAÇÕES SOBRE O POVO, da página 531 até a página 534, aí você terá que ler a benção no folheto para identificar qual benção será, e qual número ela corresponde de orações sobre o povo para mostrar ao padre no missal.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

O TEMPO NA LITURGIA

TEMPO COMUM 
1. CARACTERÍSTICAS • Esse tempo é marcado pela ação do Espírito Santo na Igreja; • Caminhar da Igreja; • Apelo à santidade; • Mistério de Cristo na sua totalidade. 
2. ESTRUTURA O Tempo Comum divide-se em dois momentos:
 • 1 - Começa na 2ª feira que segue ao domingo depois de 6 de janeiro (Batismo do Senhor) até a 3ª feira antes da Quarta-feira de Cinzas. 
• 2 - Recomeça na 2ª feira depois de Pentecostes e vai até o I Domingo do Advento exclusive (antes das Primeiras Vésperas).
 • - Com relação ao primeiro início há uma diferença: Epifania é sempre celebrada no Brasil no domingo entre 2 e 8 de janeiro. Se domingo for 8, o Batismo de Jesus se celebrará na segunda feira, dia 09 e o tempo comum iniciará na terça feira. 
• - Se a Epifania for celebrada antes, o domingo seguinte seria o Primeiro Domingo do
TEMPO COMUM, mas dá lugar à Festa do Batismo do Senhor e o TEMPO COMUM começa na segunda feira. 
• Os domingos deste tempo tem precedência. Cede-se apenas para as solenidades e festas do Senhor do calendário universal: 
• SANTÍSSIMA TRINDADE 
• CORPUS CHRISTI • 
CRISTO REI DO UNIVERSO 
• SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS 
 3. DADOS HISTÓRICOS 
• Estruturado na última reforma litúrgica; 
• Leitura das epístolas e dos evangelhos datam de antes do século VI;
 • Leituras que retratavam a vida, os mistérios e os milagres da vida de Jesus. 4. TEOLOGIA E ESPIRITUALIDADE 
• Exprime fatos e palavras da salvação; 
• Desenvolve a história inteira da salvação (Criação | Parusia); 
• Textos completam-se com a Liturgia das Horas;
 • Tempo que propicia integrar as situações mais comuns da vida dos homens no mistério de Cristo.
 • Ano A: Mateus – Cristo Messias vem para convocar o novo Israel. 
• Ano B: Marcos – “Jesus é, de fato, o Filho de Deus”.
 • Ano C: Lucas – Graça de Deus e Vida do cristão no seguimento de Jesus.

Festa de São Tarcísio 2015 .

A festa 2015 terá com tema :"Eu vim para servir" Deus Pai enviou Seu Filho Unigênito para servir; e de maneira especial, nosso Senhor Jesus Cristo serviu o mundo com a Sua vida. Os ensinamentos de Cristo, Sua acolhida aos necessitados – doentes, pobres, mulheres, crianças e pecadores em geral – foi para servi-los.
O Papa Bento XVI disse : “Queridos coroinhas, Vós sois já apóstolos de Jesus! Quando participais da Liturgia realizando o vosso serviço no altar, vós ofereceis um testemunho. A vossa atitude de recolhimento, vossa devoção que parte do coração e se expressa nos gestos, no canto, nas respostas: se o fizerdes de maneira correta e sem distrações, nem de qualquer jeito, então o vosso é um testemunho que comove aos homens”.“Queridos coroinhas, minhas últimas palavras são: sede sempre amigos e apóstolos de Jesus Cristo!”, concluiu o Papa Bento XVI.
Papa Francisco disse aos Coroinhas: "mundo precisa de pessoas que testemunhem aos outros que Deus nos ama". Não basta "colocar-se a serviço do bem comum oferecendo coisas necessárias para a existência", como o alimento, as vestes, os cuidados médicos, a instrução, a informação e a justiça.
São Tarcísio, que pelo exemplo de vida, doação e amor pela causa de CRISTO  fizeste tão querido de nossa gente, ensina-nos sempre mais o caminho do serviço e do desprendimento, como uma forma de nos fazer presença junto a aqueles que estão junto de ti.

São Tarcísio, protetor daqueles que servem o altar, rogai por nós!

Festa de São Tarcísio 2013-Paróquia de Santa Luzia-Maceió

Com Grande Alegria a Paróquia Celebrou a Festa de São Tarcísio Com o Tema " São Tarcísio e exemplo  Amor  a Eucaristia "20 coroinhas celebraram a Festa de Seu padroeiro nesse dia 15-08-2013.