sexta-feira, 21 de agosto de 2015

USANDO E ARRUMANDO O MISSAL.

FITAS DO MISSAL:
A 1ª fita você colocará na missa do dia (o próprio do tempo) que vai da página 129 até a página 385, exemplo: 27º DOMINGO DO TEMPO COMUM. (isso você encontrará no folheto da missa, por exemplo, para te auxiliar).

A 2ª fita você colocará no Ordinário da Missa com o povo na página 389.

A 3ª fita colocará no prefácio segundo o tempo, segundo o dia, por exemplo, prefácio dos mártires se for o dia de um mártir, o prefacio da virgem Maria se for dia de nossa senhora, assim vai, se tiver dúvida, o livrinho de liturgia diária, ou folheto podem te auxiliar. Os prefácios vão da página 406 até a página 466

A 4ª fita colocará no dia do santo, ou seja, no dia do calendário que você estiver que vai da página 538 até a página 726.

A 5ª fita você colocará em missas votivas que vai da página 941 até a página 959. Essas missas depois postarei algo relacionado à elas, mas não se preocupe em marcar uma página especifica para ela.



OBSERVAÇÃO: NÃO PRECISA MARCAR COM FITA A ORAÇÃO EUCARÍSTICA QUE O PADRE USARÁ, POIS NO MISSAL JÁ TEM ETIQUETAS ESTERNAS NAS PÁGINAS COM O NÚMERO DA ORAÇÃO QUE ELE MESMO PODE PUXAR OU O CERIMONIÁRIO NA HORA DA ORAÇÃO EUCARÍSTICA.




                                        ORAÇÕES EUCARÍSTICAS (ETIQUETAS VERDES DO MISSAL):

I                  EM VERDE        DEPOIS POSSUI  ETIQUETAS DE COR MARROM.
II                                              E NOVAMENTE DE 1 À 5 EM VERDE DEPOIS 
III                                             NOVAMENTE MARRON DE 1 À 5 EM ALGARIMOS
IV                                             ROMANOS.
V

Essas etiquetas são as orações eucarísticas, as cinco primeiras verdes é são as orações de
 1 a 5. As cinco do meio do missal são as famosas orações de 1 a 5 de reconciliação, e as 5 ultimas orações de um a cinco do missal, são as orações de um a cinco com crianças.
A oração I da primeira carreira verde de um a cinco, é chamada de Canon Romano, usada nas situações mais solenes.
As orações da segunda carreira de um a cinco, começamos a contar a número I como oração 6A, a oração II como 6B, a oração III como 6C, a oração IV como 6D, a oração V como oração 7.
As cinco orações da ultima carreira, começamos a contar a número I como oração 8, a II como oração 9, a III como oração 10, a IV como oração 11 e a oração V como oração 12.

*  Sem nenhuma necessidade de colocar fitas nestas orações. Depois da oração eucarística (ou seja, depois da Doxologia, com Cristo por cristo e em Cristo), se abre na etiqueta marrom depois da oração V da primeira fileira. Onde o padre começará o rito da comunhão.

 * Outras coisas importantes no Missal, você poderá encontrar no índice, como a benção que será usada, dê uma olhada no folheto, a benção pode ser tirada da parte de bênçãos solenes (página 520 até 530) como, por exemplo, na Epifania do Senhor, em Pentecostes, etc. Ou poderá ser tirada de ORAÇÕES SOBRE O POVO, da página 531 até a página 534, aí você terá que ler a benção no folheto para identificar qual benção será, e qual número ela corresponde de orações sobre o povo para mostrar ao padre no missal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário